Notícias

Prefeitura de Lorena e Unisal lançarão cartilha de direitos humanos para pessoas com deficiência

A cartilha é uma iniciativa da Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer de Lorena (SEJEL), e o Programa de Mestrado em Direito do UNISAL

Na próxima quarta-feira (11), às 18h30, na quadra coberta do Centro Social Urbano (CSU), a Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer de Lorena (SEJEL), e o Programa de Mestrado em Direito do UNISAL, lançarão a Cartilha Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 10% da população mundial 650 milhões de pessoas vivem com algum tipo de deficiência.

A cartilha, de 11 páginas, traz um panorama sobre as conquistas das pessoas com deficiência no tocante às leis sobre Educação, Cultura, Lazer, Transportes, Trabalho, reserva de vagas em estacionamentos, entre outros pontos.

Em todos eles, os direitos são embasados por leis, pela declaração da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 1975 e Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência de 03 de maio de 2008.

Esta é mais uma iniciativa da qual a SEJEL participa em prol dos Direitos Humanos como um todo e também no que diz respeito aos idosos.

Em outubro deste ano, também em parceria com o UNISAL, foi lançada a Cartilha Direitos Humanos dos Idosos, com todas as diretrizes para que pessoas com de 60 anos ou mais tenham suas demandas atendidas.