Notícias

Cristo Redentor em vermelho e amarelo na semana mundial do combate à hepatite

Monumento será iluminado em apoio à campanha para diagnóstico precoce da Hepatite.

O Cristo Redentor, monumento símbolo do Rio de Janeiro, será iluminado de amarelo e vermelho, cores que representam a hepatite, em apoio a campanha realizada pela Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH).

A ação será realizada no próximo sábado (19) às 18h, no alto do Corcovado, com apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Santuário Cristo Redentor.

A campanha tem a finalidade de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e premiará os ‘Amigos do Cristo Redentor’, personalidades que, de alguma forma, prestaram serviços em prol da saúde.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, no Brasil, a hepatite C atinge cerca de 3% da população. Mundialmente, a hepatite C atinge 520 milhões de pessoas. Por ser doença silenciosa, a maioria dos portadores não sabem que estão doentes e não buscam orientação médica. Os sintomas geralmente só aparecem quando a hepatite está em um estágio mais avançado. Sem o diagnóstico e o tratamento adequados, os casos podem evoluir para insuficiência hepática, cirrose ou câncer hepático.

No santuário Nacional – A Casa da Mãe Aparecida abriu suas portas para a realização de um projeto piloto que ofereceu, gratuitamente, testagem para averiguação de Hepatite C aos visitantes que passaram pelo Santuário Nacional. A ação aconteceu no dia 7 de abril.

Informações do Portal a12.com