Notícias

Pinda+20 discute sustentabilidade e meio ambiente

Governo municipal preocupado com o futuro ambiental de Pindamonhangaba.

No dia 1º de junho Pindamonhangaba iniciará a Semana do Meio Ambiente 2012 com o programa "Pinda+20". O evento acontecerá até o dia 6 de junho no Parque da Cidade.

O que queremos para Pindamonhangaba para, no mínimo, daqui a 20 anos? Essa é a pergunta fundamental, que será respondida em conjunto com a população, na Semana do Meio Ambiente 2012.

O evento Pinda+20 será realizado pensando no futuro das pessoas do município, mas também como uma colaboração para o evento Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), que será realizado de 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Antes do Rio+20, será realizado, ainda, um Seminário Nacional sobre Desenvolvimento Sustentável no Cenário das Administrações Municipais Brasileiras: Status Atual, Desafios e Perspectivas, nos dias 11 e 12 de junho, como uma preparatória para o evento, tendo a participação de cerca de 200 cidades, entre elas, Pindamonhangaba.

Os temas discutidos no evento de Pindamonhangaba são semelhantes aos do evento nacional, nas devidas proporções, como, por exemplo, a economia verde, a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.

O diferencial de Pindamonhangaba é que as discussões serão feitas pela população, em três dias, com foco nos estudantes, com espaço aberto para pessoas de todas as idades.

As crianças do ensino infantil e fundamental, com cerca de 11 anos, terão voz no encontro do primeiro dia; nos dois dias seguintes, será a vez dos adolescentes do ensino médio e técnico participarem de um congresso e dos estudantes do ensino superior, de um seminário.

No final de semana e concomitantemente aos dias de debates, haverá exposições de mais de 20 projetos, além de atividades culturais e esportivas. O evento será realizado somente nos períodos da manhã e tarde.

Encerrando o Pinda+20, será realizada uma mesa redonda, tendo como base o material desenvolvido nos três dias de discussão, da qual sairá um documento único, que responde a questão: "O que queremos para Pindamonhangaba para os próximos 20 anos".

"A realização do Rio+20 nos alerta sobre a necessidade de trazer essa reflexão para o município, pois o desenvolvimento sustentável pressupõe o equilíbrio dos aspectos econômicos, sociais e ambientais", explicou o secretário de Governo da Prefeitura, engenheiro Arthur Ferreira dos Santos, responsável pela Semana do Meio Ambiente Pinda+20.

"Precisamos entender o processo de crescimento do país para além dos números do PIB (Produto Interno Bruto), mudando o paradigma, e considerando como crescimento o processo ordenado e sustentável, no qual se leve em conta também os impactos e a agressão ambiental. Essa é uma grande oportunidade de discutirmos o crescimento de Pindamonhangaba, pensando na educação, no social, na geração de empregos, aliados ao meio ambiente, pois é impossível se pensar em desenvolvimento sem a união desses três pilares, agregados à questão ambiental", afirmou Arthur dos Santos.

O prefeito João Ribeiro afirmou que a participação dos estudantes e todas as pessoas interessadas no tema são elementos primordiais para o evento.

"O que queremos para Pinda é o desenvolvimento de uma política social voltada não apenas para a economia, mas para o meio ambiente e para o Ser Humano. Esta é uma grande oportunidade para debatermos os problemas e propormos soluções. É um momento de reflexão, onde queremos o envolvimento de toda cidade. O Pinda+20 vai apresentar ideias e, sobretudo, compromissos fundamentais para o município e para toda a sociedade para os próximos 20 anos", concluiu.

Programação

Dia 01/06 - Pinda+Educação
Das 9h às 12h e das 14h às 17h: Exposições no Parque da Cidade
"A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável de Pinda"
Encontro com alunos do Ensino Infantil e Fundamental às 10h e às 14h30

Dia 02/06
Às 9h: Plantio de árvores da Prefeitura nova até o prédio antigo da Prefeitura
Às 15h: Evento Cultural no parque da Cidade
Das 9h às 12h: Exposições no Parque da Cidade

Dia 03/06
Às 10h: Apresentação da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro
Das 9h às 12h: Exposições no Parque da Cidade
Dia 04/06 - Pinda+Social
"Política de diretrizes para erradicação da pobreza e disseminação das práticas de responsabilidade social"
Congresso com alunos do Ensino Médio e Técnico às 10h e às 14h30
Das 9h às 12h e das 14h às 17h: Exposições no Parque da Cidade

Dia 05/06 - Pinda+Desenvolvimento
"O quadro institucional de Pinda para promoção do desenvolvimento sustentável"
"Plano Diretor de Pinda como mecanismo de estímulo efetivo do desenvolvimento sustentável"
Seminário com alunos do Ensino Superior às 10h e às 15h
Das 9h às 12h e das 14h às 17h: Exposições no Parque da Cidade

Dia 06/06 quarta-feira
Das 9h às 12h: Mesa Redonda: Criação da proposta para Pinda + 20
Das 9h às 12h: Exposições no Parque da Cidade

Informações da Secretaria do Meio Ambiente