Notícias

SESC promove curso de HQ’s em São José dos Campos

Quadrinistas ensinam como elaborar as histórias em quadrinhos.

Na última quinta-feira (10), teve início em São José dos Campos, o curso "HQ: criando quadro a quadro", com Caeto Melo e Ulisses Garcez. O curso é realizado todas as quintas-feiras do mês de maio, das 19h30 às 21h30, na sede do SESC, localizado na Avenida Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas.

O curso é destinado à pessoas a partir dos 14 anos. Os interessados podem fazer sua inscrição gratuitamente na Central de Atendimento do SESC.

Durante o curso, os quadrinistas Caeto e Ulisses, abordam técnicas de linguagem HQ, tiras, cartuns, graphic novel, HQ’s de heróis, autobiográficas e undergrounds, além de estilos e técnicas de diagramação e projeto gráfico.

Os participantes do curso produzirão um fanzine, revista com conteúdo as ser desenvolvido nas aulas, que será distribuído no SESC.

Caetano dos Santos Melo
Caeto estudou quadrinhos no Estúdio Pinheiros com Domingos Takeshita. No mercado editorial desde 2000, trabalhou como ilustrador para as editoras BrinqueBoook, FTD, Conrad, entre outras. Colaborou com as revistas Superinteressante, Trip , Jazz+ e + SOMA.

Foi editor das revistas independentes de HQs Sociedade Radioativa e Glamour Popular na qual publicou suas histórias em quadrinhos autobiográficas.

Em 2004 realizou a exposição "Tetris" na Galeria Exemplo e no mesmo ano foi palestrante do evento HQ-Quem? promovido pelo SESC Santo André.

Participou da Virada Cultural Paulista 2007 em Presidente Prudente com pintura mural e fez pintura de HQ gigante no SESC Pompéia.

Em 2011 Ilustrou o livro, Primeiros Socorros de Drauzio Varella e Carlos Jardim, e colaborou como quadrinista para as revistas pequenas empresas grandes negócios e Carta Fundamental.

Ulisses Garcez
Garcez é graduadoem Artes Plásticascom habilitação em Multimídia e Intermídia no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – 2006.

Entre suas publicações estão: HQ La gira publicada pelo selo Cachalote/ Hedra em 2009. Catálogo Arte política: outros olhares pela Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2010.

Publicou o livro "A Semente e a Torre" pela Editora Hedra em 2012.
Teve seu trabalho exposto em diversos eventos coletivos como Cap 004, Departamento de Artes Plásticas – ECA – USP, 2003 e 2004, 2º Salão de Artes Visuais de São José dos Campos, 2004.Programa de exposições 2007 – Museu de Arte de Ribeirão Preto – Casa da Cultura.

Entre suas exposições individuais estão Soturna – galeria da Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima, São Paulo, 2004. Museu de Arte de Ribeirão Preto, parte do prêmio aquisitivo Leonello Berti (32º SARP), 2008, Desenhos europeus – espaço Jardim Cultural, Taubaté, 2008 e Caiapós de cara azul – Galeria Reserva +, Rio de Janeiro, 2012.

Mais informações pelo telefone (12) 3904.2000.

Saiba mais sobre a origem das HQ’s no Brasil