Notícias

1ª Rodada de Negócios Brasil & Itália em São José dos Campos

Itália investe no Brasil em troca de parcerias.

No dia 23 de maio, acontecerá em São José dos Campos "Rodada de Negócios e Fórum Econômico Brasil & Itália". Os interessados em participar do evento podem se inscrever através do link.

O encontro será realizado das 9h às 18h, no auditório do Parque Tecnológico, e terá rodadas de negócio, além de palestras e fóruns econômicos.

A Itália traz ao Brasil aproximadamente 250 empresas em busca de novas parcerias de negócio e oportunidades mútuas de colaboração nos setores de agroindústria, móveis/acessórios para ambientes, construção sustentável, alta tecnologia, mecânica, energia, entre outros.

O evento é promovido pelos Ministérios Italianos do Desenvolvimento Econômico e das Relações Exteriores, pelo ICE (Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália) e pela Região Marche, além do apoio de outras 15 regiões italianas (Basilicata, Campanha, Calábria, Emília Romana, Ligúria, Lombardia, Molise, Piemonte, Província Autônoma de Trento, Puglia, Sardenha, Sicília, Toscana, Úmbria e Veneto), do Sistema de Câmaras de Comércio, Indústria, Agricultura e Artesanato Ítalo–Brasileiras e também de importantes entes governativos e institucionais brasileiros.

Programação do Seminário

"A indústria aeroespacial brasileira: Oportunidades de negócios no eixo Brail Italia" (com tradução simultânea).

Escopo Seminário Itália-Brasil. O Seminário terá o objetivo de apresentar aos italianos o tecido econômico e industrial da cidade e região, com particular atenção ao segmento aeroespacial, já parcialmente discutido no dia anterior, por ocasião da visita à Embraer. Os representantes italianos farão uma apresentação das características dos polos aeroespaciais italianos ao público brasileiro.

9h às 9h30.
Credenciamento e café de boas-vindas.

9h30 às 10h.
Horácio Aragonés Forjaz, Diretor Técnico e de Operações do Parque Tecnológico.

Mauro Marsili, Cônsul Geral da Itália em São Paulo.

Cel. Sebastião Cavali, Coordenador do APL Aeroespacial do CECOMPI – Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista.

Giovanni Sacchi, diretor do ICE Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália.

José de Mello Correa, Secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia.

10h às 11h15.
José Raimundo Braga, Diretor Geral do Parque Tecnológico

Gabriella Arrigo, Responsável do Departamento de Relações Internacionais da Agência Espacial Italiana – ASI

Walter Bartels, Diretor Presidente da AIAB – Associação das Indústria Aeroespaciais do Brasil

Maurizio Madiai, Presidente da AIAD – Federação das Empresas Italianas para Aeroespaço, Defesa e Segurança

11h15 às 11h30
Coffe Break

11h30 às 13h00
Representante da Região Umbria (TBC)

Giuseppe Acierno - Representante do Distrito Aeroespacial da Puglia Representante do Pólo Aeroespacial da Umbria

Sergio Mazzarella - Representante da Região Campania
Giuliano Lengo, Diretor do Centro Estero Internazionalizzazione Piemonte

Claudia Mona - Representante do Pólo Aeroespacial da Lombardia

13h às 13h15
Debate

13h15 às 14h
Light Lunch oferecido pelo ICE, nas dependências do Parque tecnológico

Programação Rodada de Negócios

As rodadas de negócios serão realizadas das 14h às 18h, após a conclusão do seminário "A Indústria Aeroespacial Brasileira: Oportunidades de Negócios no Eixo Brasil-Itália" , que terá lugar no Auditório do Parque Tecnológico de São José dos Campos, conforme programa disponível neste site e com participação gratuita, porém sujeita à inscrição.

No total 28 empresas especializadas no setor aeroespacial participarão do evento. Foram selecionadas empresas, em busca de colaboração comercial e industrial, provenientes dos 4 principais polos aeroespaciais italianos (Campania, Piemonte, Puglia e Umbria). Trata-se de empresas de grande prestígio, entre fabricantes de pequeno aviões, de peças e componentes para aviões, de sistemas de segurança para aeroportos e outros segmentos afins.

As reuniões serão acompanhadas por um intérprete italiano-português para facilitar a comunicação entre os participantes.