Notícias

Orquestra de São José dos Campos apresenta repertório barroco

A orquesta de São José dos Campos apresenta: Concertos Barrocos para Sopros e Orquestra de Cordas

Com o tema “Concertos Barrocos para Sopros e Orquestra de Cordas”, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos (OSSJC) se apresenta neste domingo (23), às 20h, na Capela da Univap Urbanova, localizada na Avenida Shishima Hifumi, 2911. A entrada é franca.

O repertório inclui um concerto para flauta de autoria do padre italiano Antonio Vivaldi, considerado por outros compositores barrocos como um modelo a ser imitado na elaboração de um concerto.

O programa terá ainda obras do também italiano Alessandro Marcello, do compositor inglês Henry Purcell e do alemão Christoph Forster.

A formação da orquestra foi especialmente adaptada para esta apresentação, que terá 15 músicos, dentre os quais quatro terão destaque como solistas. O regente e diretor artístico da OSSJC, Marcello Stasi, explica que esta forma musical conhecida como concerto, surgiu e floresceu no período barroco, que inclui o século XVII e a primeira metade do século XVIII, espalhando-se rapidamente da Itália para toda Europa.

Nessa época, os instrumentos de sopro ainda não haviam conquistado um lugar definitivo como membros da orquestra que em geral era formada apenas por instrumentos de cordas.

Porém, muitos foram os compositores que escreveram concertos em que os sopros são tratados como solistas, explorando toda a riqueza da sonoridade individual de cada instrumento e toda a gama de seus recursos melódicos.

Programação

Henry Purcell (1659 - 1695)

Sonata em Ré Maior para Trompete e Cordas

Solista: João Fontes Neto

Antonio Vivaldi (1678 -1741)

Concerto em Sol Menor “La Notte” para Flauta e Cordas

Solista: Júlia Pedron Peres

Christoph Förster (1693 -1745)

Concerto n°2 para Trompa em Eb

Solista: Evandro Daniel das Neves

Alessandro Marcello (1673 1747)

Concerto para Oboé em Ré Menor

Solista: Tatiana Batista de Mesquita

Johann Pachebel(1653-1706)

Canon em Ré Maior