Notícias

Vacinação contra a raiva animal começa neste sábado

De 12 de maio a 4 de junho, o Centro de Controle de Zoonoses de Guaratinguetá realizará a Campanha de Vacinação Antirrábica 2012 nos bairros da zona urbana e rural da cidade.

A Secretaria da Saúde de Guaratinguetá informa que realizará, de 12 de maio a 4 de junho, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2012 para cães e gatos. Os cartazes informando os locais onde haverá vacinação nos bairros das zonas urbana e rural da cidade já estão em locais estratégicos.

A secretária Nádia Meireles explica que, após dois anos sem vacinação no país, Guaratinguetá foi uma das cidades da região selecionadas para a realização da Campanha neste mês de maio.

Para atingir a meta é vacinar cerca de 4 mil gatos e mais de 20 mil cães, em todo o município, todos os animais com idade superior a 3 meses devem ser vacinados.

Os cães devem ser conduzidos ao local de vacinação presos com coleira e corrente e levados por pessoa capaz de controlá-los.

Os técnicos do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) orientam que, para a vacinação, o dono deve prender seu animal já no início do dia, afim de que o mesmo esteja facilmente disponível no momento da vacinação. Os gatos podem ser levados em caixas de transporte ou no colo, protegidos com uma toalha.

A secretária lembra que a raiva é uma doença contagiosa causada por vírus que pode afetar os animais e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordedura. Uma vez em curso, a doença pode levar à morte.

"Vacinar cães e gatos, além de protegê-los, é uma forma de proteger toda a sua família. Não deixe de participar, a vacina é gratuita!", enfatiza Nádia Meireles.