Notícias

Parque Ambiental de Guaratinguetá em Santa Luzia passa por revitalização

Em breve será inaugurado no Parque Santa Luzia um “Caminho da Mata Atlântica”

A prefeitura de Guaratinguetá entregou na manhã desta segunda-feira (3) à comunidade da cidade, durante a solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente, um projeto de revitalização do Parque Ambiental Santa Luzia, localizado na Estrada Vicinal Rafael Américo Ranieri.

A direção do Parque Ambiental no início do ano, juntamente com a nova administração do SAEG, ao qual a área é subordinada, constatou que a área, com 30 mil metros, estava em estado de abandono.

A partir de então foi desencadeado um projeto de recuperação, que contou com limpeza geral da área, troca do telhado das instalações, nova pintura, construção de rampas para acessibilidade, reforma dos brinquedos do playground, novos plantios de mudas, reativação do viveiro, implantação de guarita e cancela para organizar e controlar o acesso ao local, dedetização para eliminação de escorpiões e caramujos que infestavam o Parque, colocação de iluminação interna e externa, instalação de chuveiros com água quente para os funcionários, quadro indicativo detalhando os diversos setores do Parque.

Em breve será inaugurado no espaço um “Caminho da Mata Atlântica”, pelo qual o visitante poderá conhecer algumas espécies da nossa flora.

Há também um campo de futebol e uma quadra de vôlei, onde se pode praticar o esporte em contato com a natureza e livre da poluição.

Diariamente famílias visitam o Parque Ambiental Santa Luzia, para caminhadas e a contemplação do panorama extenso que se visualiza a partir daquele ponto. Crianças brincam no local, principalmente usando os aparelhos do parquinho. Tudo muito bem conservado e limpo.