Notícias

Aeroporto de São José dos Campos será ampliado

A abertura das propostas das empresas concorrentes está prevista já para o próximo dia 7 de junho

O prefeito Carlinhos Almeida, anunciou nesta última quarta-feira (15) a tão esperada notícia das obras de ampliação do aeroporto de São José dos Campos.

A Infraero encaminhou para publicação o edital da licitação para contratar a empresa que realizará a obra.

A informação foi confirmada ao prefeito pelo Superintendente Regional da Infraero no estado de São Paulo, Willer Larry Furtado. A abertura das propostas das empresas concorrentes está prevista já para o próximo dia 7 de junho. A previsão de tempo de obra é de doze meses.

“Na prática será um novo aeroporto. A atual estrutura, de 864 metros quadrados, dará lugar a um terminal de 5 mil metros quadrados, inclusive com uma grande ampliação do estacionamento e muitas melhorias no conforto aos usuários”, comemora o prefeito. “Essa obra vai aumentar muito a capacidade de atendimento e tem impacto inclusive na economia regional, favorecendo o ambiente de negócios”, afirmou o prefeito.

Com a ampliação, estima-se triplicar a capacidade do aeroporto de São José dos Campos, que atualmente é de 190.500 passageiros por ano.

Confira as principais mudanças:

  • Ampliação do estacionamento para 350 vagas;

  • 14 guichês de check-in, com esteiras de despacho de bagagens;

  • Esteira de bagagem para desembarque;

  • Três canais de inspeção de raio X (hoje há apenas um, causando filas)

  • Ampliação de áreas comerciais

  • Banheiros no embarque e no desembarque

  • Capacidade para receber três vôos simultâneos (hoje só consegue receber um vôo por vez no pátio, com intervalo mínimo de 40 minutos entre os vôos).


A ampliação do aeroporto foi uma das primeiras medidas tratadas entre o prefeito e o governo federal.

“No encontro que tive com a presidenta no dia 30 de janeiro deste ano, apresentei a ela a importância de fortalecer nosso aeroporto, não só para a cidade como para a região. Ela concordou e encaminhou a questão à Infraero, com quem também nos reunimos posteriormente e a quem parabenizamos pela iniciativa”, declarou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de SJC