Notícias

Artistas de Pindamonhangaba participaram do Revelando do Vale do Paraíba

O Revelando São Paulo - Vale do Paraíba acontecerá em julho em São José dos Campos

Nos dias 6 e 14 de julho os artistas de Pindamonhangaba representarão à cidade no “XII Revelando São Paulo - Vale do Paraíba”. Este festival da cultura já é tradicional e é realizado em São José dos Campos.

O Departamento de Cultura de Pindamonhangaba já realizou a inscrição da cidade no evento e apresentará artesanato e culinária tradicionais, além de grupos folclóricos de Moçambique e Congada.

De acordo com o regulamento do festival, são as prefeituras que fazem a inscrição confirmando a participação da cidade e não os artistas individualmente.

Além disso, o Departamento de Cultura será responsável por identificar entre os artistas cadastrados no município, aqueles que possuem trabalhos que atendam as exigências do Revelando.

Para o programa Revelando São Paulo, a culinária tradicional é o conjunto das especialidades e iguarias da cozinha paulista (caipira, tropeira, caiçara, piracuara) cujas características e peculiaridades identifiquem seu município ou região. São aquelas resultantes de interação social, aprendidas dentro das famílias, entre amigos ou por outros integrantes da comunidade, assim como no artesanato, em que o Revelando entende como tradicionais as peças cujas características e peculiaridades identifiquem o município e ou a região e as técnicas tenham sido transmitidas, alimentando a cadeia do ensina-aprende-ensina.

Além dessas características gerais, existe uma série de regras para a participação das peças artesanais e dos produtos culinários, por isso a importância do papel da Prefeitura em identificar seus artistas de acordo com o regulamento do evento.

Cultura tradicional

A proposta do Revelando São Paulo é difundir a diversidade da cultura tradicional do Estado. Realizado há 16 anos e envolvendo 200 municípios, o evento estimula paulistas do interior e da capital a conhecer a própria história, contada por meio de suas tradições.

O Revelando São Paulo - Vale do Paraíba é um desdobramento do evento na capital paulista. Também é realizado, há dez anos, o Revelando Vale do Ribeira, em Iguape.

O evento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e produzido pela Abaçaí Cultura e Arte.