Notícias

Pindamonhangaba é a primeira cidade a receber cartões de gratuidade no transporte

As carteirinhas foram entregues no dia 4 de abril

Entre as 39 cidades da região metropolitana do Vale do Paraíba, Pindamonhangaba foi a primeira a receber as Carteiras de Identificação de Passageiro Especial (Cipes), que garantem a gratuidade no transporte coletivo desta região.

As carteiras foram entregues em uma cerimônia realizada na tarde desta última quinta-feira (4), no prédio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com a presença da presidente da entidade Maria Giovana do Amaral, o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (Emtu), autoridades da cidade e os beneficiados com os cartões.

Benefícios

A carteira será emitida somente às pessoas que se enquadram nas categorias de deficiências físicas, visual, mental e auditiva e os que tenham sua capacidade laborativa comprometida por doenças orgânicas como HIV e tumores malignos.

Com o cartão, o usuário embarca pela porta dianteira do ônibus e, ao aproximar o cartão do validador, passa pela catraca e desembarca pela porta traseira do veículo. Com isso, as emissões das carteirinhas de gratuidade não serão mais realizadas pelas empresas de ônibus dos municípios.