Notícias

Pôster oficial da Copa do Mundo de 2014 é composto por pernas, flora e fauna

A FIFA explicou durante o lançamento o conceito do pôster

Hoje (30) foi divulgado no Rio de Janeiro, o pôster oficial da Copa do Mundo de 2014. A imagem é um mapa estilizado do Brasil, com os contornos definidos por desenhos de duas pernas disputando uma bola, além de imagens da fauna e da flora brasileira. O cartaz da primeira Copa realizada no Brasil, em 1950, também teve uma perna de jogador e uma bola.

O pôster deveria ter sido divulgado na última segunda-feira (quando faltavam 500 dias para a Copa), ocasião em que haveria uma série de festividades em Brasília. Com a tragédia ocorrida na boate de Santa Maria (RS) na madrugada de sábado para domingo, porém, o evento foi adiado.

O cartaz foi criado pela agência brasileira Crama, que venceu outras duas concorrentes. A escolha foi feita por uma comissão de notáveis formada pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa (COL), José Maria Marin, pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, pelos ex-jogadores e membros do COL Bebeto e Ronaldo, e pelo artista plástico Romero Britto.

Em comunicado oficial divulgado à imprensa, a Fifa explicou o conceito do pôster:

"A criação retrata a beleza e a diversidade do Brasil por meio de um desenho colorido, vibrante e carregado de emoção. O conceito criativo por trás do cartaz "Todo um país a serviço do futebol, Brasil e futebol, uma identidade compartilhada", foi o que inspirou a Crama a pensar no desenho vencedor. Isso fica evidente em toda a peça, principalmente no detalhe das pernas dos jogadores disputando a bola e revelando ao mesmo tempo o mapa do Brasil", afirmou a entidade.

A solenidade de divulgação do cartaz oficial foi precedida por uma entrevista coletiva com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e com o presidente do CBF e do COL (Comitê Organizador Local), José Maria Marin, entre outras autoridades esportivas.

Marin afirmou que o Brasil entregou à Fifa uma lista de 70 centros de treinamentos à disposição das seleções que disputarão a Copa.

Também durante a entrevista, foi anunciado um grupo de seis personalidades do futebol brasileiro que passam a ser embaixadores da Copa do Mundo de 2014: a jogadora Marta, cinco vezes eleita a melhor jogadora do mundo, o ex-jogador Ronaldo, atual membro do COL, o ex-atacante Bebeto, também membro do COL, o ex-zagueiro Carlos Alberto Torres, capitão da seleção de 1970, Amarildo da seleção de 1962, e Mário Jorge Lobo Zagallo.

Informações da uol.com.br