Notícias

São José dos Campos terá uma estação do trem de alta velocidade

Ainda este mês será publicado o edital para a contratação de uma empresa para gerenciar o projeto de engenharia

A Prefeitura e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), do Governo Federal, anunciaram nesta quarta-feira (23) a inclusão de uma estação em São José dos Campos no projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV). Na avaliação da equipe técnica da Prefeitura, o ideal é que essa estação seja mais próxima possível do aeroporto, permitindo a integração com o transporte aéreo e a estrutura viária da região.

Os novos estudos para avaliar os locais disponíveis e propor alternativas viáveis serão feitos pelas secretarias de Transportes e Planejamento.

Segundo o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, ainda este mês será publicado o edital para a contratação de uma empresa para gerenciar o projeto de engenharia, o que deve ocorrer até março.

De acordo com o projeto, o TAV terá 511 quilômetros de extensão, ligando os municípios de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O trem terá velocidade máxima de cerca de 300 km/h. Além da estação em São José, também já está confirmada uma estação em Aparecida.

A primeira etapa do projeto compreende a implantação dos sistemas de sinalização, eletrificação e comunicação, proteção acústica, operação e manutenção do sistema.

A licitação para a contratação das empresas que farão as obras de infraestrutura será aberta no primeiro semestre do ano que vem, para que as obras sejam concluídas até 2019 e o trem entre em operação em 2020.

Informações da Prefeitura de São José dos Campos