Notícias

Caraguatatuba realiza programação especial para a terceira idade durante as férias

Projeto é destinado a moradores e visitantes de Caraguatatuba

Caraguatatuba preparou uma programação especial para a população da terceira idade nestas férias. O projeto organizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ganhou o nome de "Feliz idade nas férias" e é destinado para moradores e visitantes.

O projeto "Feliz idade nas férias" tem o objetivo de proporcionar aos Idosos atividades que contribuam para o aumento da auto-estima, saúde física, mental, qualidade de vida, e oportunidades para formação de novas amizades no período de férias.

Durante o mês de janeiro serão realizados encontros sociais, físicos e culturais no Cremi (Centro de Referência da Melhor Idade), no Jardim Jaqueira. Os participantes das atividades serão orientados sobre a prática correta dos exercícios e serão acompanhados por uma equipe multiprofissional.

Para conscientizar e preservar as principais funções corporais, durante o processo de envelhecimento e melhorar a flexibilidade, a fisioterapeuta Márcia Leite, encontrará com o grupo nos dias 14, 21 e 28, nas segundas-feiras, com o tema "Oficina do corpo".

Terça (8) a programação contou com uma sessão pipoca, com exibição do filme "Elsa e Fred – Um amor de paixão", que mostrou o envelhecimento em suas várias vertentes. Uma história de amor, que ensina a aproveitar a vida, manter o pensamento positivo e a sexualidade na terceira idade.

Nas terças-feiras, dias 15, 22 e 29, a assistente social Márcia Gusmão apresentará o tema "Fala Coração", para estimular a convivência e a integração social. Além de motivar o grupo com dinâmicas e orientações específicas.

Já nos dias 9, 16, 23, e 30 (quartas-feiras), a terapeuta Ocupacional Elisete Queiroz desenvolve exercícios com a temática "A dança de salão enquanto recurso para preservação e estimulação da memória na terceira idade". O foco será exercitar a mente, estimular a concentração, a memória, o equilíbrio, a participação, o fortalecimento em rede social, a apresentação pessoal e o relacionamento interpessoal.

Ministrado pela psicóloga Rejane Galvão, nas quintas-feiras, dias 10, 17, 24 e 31, o tema abordado será "Viver e conviver", com a apresentação de textos e filmes, também haverá discussão sobre o assunto, espaço para opiniões, reflexão e debate.