Notícias

Projeto Infância Sem Racismo é implantado em escolas e creches municipais de Jacareí

Crianças vão aprender a importância de respeitar a diversidade cultural.

Com o slogan "Igualdade racial se aprende na escola", a Secretaria Municipal de Educação de Jacareí implantou semana passada nas creches e escolas municipais (Emeis), o projeto "Infância Sem Racismo".

O projeto é baseado no livro "Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial", lançado pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto inclui oficinas para professores e funcionários das escolas e creches, com o objetivo de orientá-los sobre a importância de valorizar e promover as culturas afro e indígena entre os alunos.

De acordo com a Supervisora de Educação Infantil, Adriana Bertucci Martucelli, além do conteúdo teórico, foram preparados diversos materiais como brinquedos, jogos educativos, livros e instrumentos musicais, para que as creches e EMEIs possam trabalhar o tema com os alunos.

"A Secretaria de Educação de Jacareí tem procurado oferecer à população uma educação de qualidade cada vez melhor, como a implantação do Educamais e a entrega dos kits de uniformes", afirmou o Secretário de Educação, João Roberto Costa de Souza.

O Secretário de Educação também salientou que, além dos investimentos na estrutura física, existe uma grande preocupação em promover práticas culturais que contribuam para a melhor convivência das pessoas.

"As mudanças físicas se deterioram com o tempo, mas as culturais permanecem. Vejamos o exemplo do racismo que começou há séculos, com a escravidão, e as marcas permanecem até hoje", disse o Secretário da Educação, João de Souza.

A Supervisora de Educação Infantil, Adriana Martucelli, também explicou que o preconceito começa na infância, que crianças de 3 a 5 anos já começam a discriminar as pessoas, por isso, é importante a educação que valoriza a igualdade racial desde a infância.