Notícias

Governo aprova projeto para implantar trem entre o Vale do Paraíba e a capital paulista

A expectativa é que as obras comecem em 2014

No dia 27 de novembro o governo de São Paulo aprovou uma Parceria Público Privada (PPP), para a construção de uma linha de trem metropolitano interligando a capital paulista à região do Vale do Paraíba. O empreendimento faz parte do projeto "Trem Regional", que vai ligar a cidade de São Paulo às regiões metropolitanas.

A construção das linhas de trem metropolitano está estimada em R$20 bilhões e prevê a construção de 432 quilômetros de linhas férreas no Estado de São Paulo.

A expectativa é que o governo invista R$6 bilhões e a iniciativa privada arque como o restante do valor. A empresa que executar o projeto deverá explorar o sistema por 35 anos antes de repassar ao governo.

Na região do Vale do Paraíba, o trem deve sair de Pindamonhangaba ou Taubaté e ter paradas também em São José dos Campos e Jacareí antes de chegar à estação Água Branca, no centro de São Paulo.

A partir da aprovação da PPP, as empresas interessadas podem começar a apresentar propostas para desenvolver o projeto que será todo integrado. Depois disso, o governo escolhe uma ou mais propostas para formatar um único projeto e, após colocar em discussão pública, se inicia o procedimento de licitação.
A previsão é que as obras tenham início em 2014 e os primeiros trens comecem a operar em 2016. O trem interligando a região do Vale do Paraíba a São Paulo deve ficar pronta apenas em 2020, sendo que as obras começariam em 2017.

Fonte: G1