Notícias

São José dos Campos lança programa municipal de prevenção ao câncer

Programa vai ajudar muitos munícipes joseenses

Nesta quarta-feira (14) a Prefeitura de São José dos Campos apresentará a população o "Programa Municipal de Atenção ao Câncer". O evento acontecerá às 13h30, no plenário da Câmara Municipal, localizado na Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33 – Vila Santa Luzia.

O objetivo do programa é priorizar e agilizar o tratamento dos pacientes oncológicos, além de ampliar a divulgação da prevenção ao câncer.

Para desenvolver o programa, a Secretaria de Saúde criou a Central de Regulação da Oncologia, a qual cabe acompanhar todos os casos de câncer do município desde o diagnóstico até o fim do tratamento. Um programa para o monitoramento dos pacientes foi desenvolvido pela Divisão de Informática e Tecnologia.

Além disso, houve uma organização de todos os departamentos da Secretaria de Saúde para trabalhar de forma integrada com o objetivo primordial de combater o câncer, buscando principalmente a prevenção e a promoção da saúde da população joseense.

O Programa Municipal de Atenção ao Câncer priorizou a sistematização da linha de cuidado de oitos tipos câncer: mama; colo de útero; próstata; pulmão; cólon e reto; gástrico; cavidade oral e infantil. Em 2012, estima-se a ocorrência de mais de 900 casos/ano para os tipos de cânceres mais incidentes na população de São José dos Campos.

Informações da Prefeitura de São José dos Campos