Notícias

Aparecida coloca em prática Lei de acessibilidade

Aparecida intensifica trabalho de demarcação no solo e rebaixamento das calçadas para se tornar uma cidade mais acessível aos portadores de deficiência física.

Calçadas esburacadas, elevadores apertados, portas estreitas, vagas nos estacionamentos inadequados, esses são alguns dos problemas que pessoas com deficiência física tem que enfrentar no seu cotidiano.

Essa realidade pode ser presenciada em diversos lugares do país, mas na região do Vale do Paraíba alguns pontos se destacam como, por exemplo, calçadas estreitas que fazem parte da estrutura da maioria das cidades por se tratar de uma região histórica.

Os portadores de deficiência física tem seus direitos protegidos pela Lei nº. 10.048, de 8 de novembro de 2000, sancionada pelo ex – presidente Fernando Henrique Cardoso.

Porém, essas adaptações nas cidades têm sido feitas aos poucos. No Vale do Paraíba, Aparecida tem se destacado pelo trabalho feito nas ruas da cidade onde os motoristas e pedestres já podem perceber as pinturas no solo, e o rebaixamento das calçadas.

Segundo o Diretor de Trânsito de Aparecida, Gutemberg Moreira Diniz, esse projeto já está sendo realizado há três anos e a expectativa é que daqui seis meses, todo o trabalho de pintura no solo seja concluído.

Os lugares escolhidos para receber as demarcações são onde há maior fluxo de pessoas.

Apesar de alguns motoristas abusarem da velocidade e não respeitarem os pedestres e muito menos as sinalizações destinadas aos portadores de deficiência, Aparecida não apresenta muitos acidentes ocorridos com deficientes físicos.

" Em Aparecida é muito difícil acidente com deficientes, nesses últimos três anos não recebi nenhuma ocorrência nesse sentido, pelo menos não é do meu conhecimento, porque quando acontece algum acidente a policia nos comunica e não temos nada registrado aqui na secretaria", afirmou Gutemberg Diniz.

O projeto desenvolvido pela prefeitura tem agradado os moradores da cidade, que estão se sentindo mais tranqüilos com as novas sinalizações.

"As sinalizações para deficientes ficou muito boa, tanto os motoristas quanto os pedestres estão respeitando as passagens de idosos e deficientes", disse o morador Demetrios Rocha.

De acordo com Gutemberg Diniz, na semana do trânsito deste ano a prefeitura vai reforçar para os munícipes a importância do trabalho de acessibilidade para os portadores de deficiência física.