Notícias

Uso no 9º dígito para celular será expandido para todo o país

Até 2016 todo o país utilizará o 9º dígito

No final de julho deste ano, foi adotado em parte de São Paulo o uso do nono dígito para números de telefones celulares. Em 2013 o nono dígito será expandido para todo o país, e para facilitar a implantação a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), divulgou nesta quinta-feira (25) o cronograma para a realização deste trabalho.

No caso de São Paulo, o nono dígito foi adotado na área com DDD 11, o que engloba 64 municípios, incluindo a capital paulista, para manter a oferta de novas linhas. Desde o dia 17 de outubro, ligações para celulares daquela região que não sejam precedidas pelo número 9 não são mais completadas.

A expansão para o restante do país vai ter o objetivo de padronizar as discagens para telefonia móvel e evitar confusões. Não há mudança para os telefones fixos.

Pelo cronograma da Anatel, o interior do estado de São Paulo vai ser a próxima região a ganhar o nono dígito para celulares. Até o final de 2013, nas áreas com código DDD 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19 será preciso digitar o 9 antes do número do telefone para completar as chamadas.

Na sequência, a medida será adotada nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (até o final de janeiro de 2014); no Maranhão, Roraima, Amazonas, Amapá e Pará (até o fim de 2014); em Minas Gerais e nos estados do Nordeste, exceto Maranhão (até o fim de 2015); e, por fim, nas regiões Sul, Centro-Oeste e nos estados do Acre, Rondônia e Tocantins (até o final de 2016).