Notícias

Cachoeira Paulista e Pindamonhangaba promovem Semana do Outubro Rosa

O objetivo da campanha é alertar a mulher sobre o câncer de mama

O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa, em comemoração ao "Mês de Prevenção ao Câncer de Mama".

A iniciativa da campanha é da FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio á Saúde da Mama), que deu inicio a este trabalho no Brasil em 2008

O objetivo da campanha é alertar a população feminina sobre a importância da realização do auto-exame e mamografia periódica, para todas as mulheres com mais de 40 anos, para diagnóstico precoce, ressaltando que o exame é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura até 95% dos casos.

De acordo com a FEMAMA este ano a campanha também destacará a importância do governo brasileiro em investir no acesso ágil a tratamentos adequados às pacientes com câncer de mama, o cuidado , acolhimento e engajamento das pacientes e de seus familiares na causa.

No Vale do Paraíba a cidade de Cachoeira Paulista e Pindamonhangaba prepararam uma programação extensa com o intuito de conscientizar a população.

Programação

Cachoeira Paulista

Cachoeira Paulista promove neste mês o IV Encontro Contra o Câncer, mas a novidade este ano é a 1º caminhada contra o câncer de mama que aconteceu no sábado (20), a partir das 9h na Praça Prado Filho.

A caminhada está sendo organizada pelo Grupo ATO – Apoio ao Tratamento Oncológico e seus parceiros, reuniu portadores da doença, familiares e amigos com diversas atividades na área de saúde, cultura e lazer.

De acordo com a organização, o encontro foi preparado em parceria com a ETEC de Cachoeira Paulista e a Prefeitura Municipal, com a infra-estrutura e a presença da Diretoria de Educação Esporte e Lazer, ESF - Estratégia de Saúde da Familia e Vigilância Epidemiológica

Pindamonhangaba

18/10 – Quinta-feira

Ás 19h30 na Faculdade Anhanguera – Palestra com a Dra. Yasmin Shukair

19/10 – Sexta-feira

Ás 16h no Recinto São Vito – Baile Rosa

20/10 – Sábado

Ás 19h na Igreja Batista – Culto Rosa

23/10 – Terça-feira

Às 16h na Igreja São Vicente de Paulo MC – Missa Rosa

24/10 – Quarta-feira

Às 15h na CEIF – Art Toledo – Palestra

27/10 – Sábado

Às 9h na Praça Monsenhor Marcondes – Caminhada Pense Rosa

Ás 18h na Igreja Quadrangular – Culto Rosa

28/10 – Domingo

Ás 19h na Igreja de Santana – Missa Rosa

Saiba mais sobre o câncer de mama pelo site http://www.femama.org.br