Notícias

Fundação Cassiano Ricardo promove Encontro Regional de Figueiros

Encontro terá uma programação extensa

Sábado (29), o Espaço Cultural Eugênia da Silva recebeu, das 13h às 17h, o Encontro Regional dos Figureiros, que foi aberto ao público e contou com uma programação especial.

Na abertura do evento, o Grupo Folclórico Filhos de N´Zambi – 1ª Congada de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário faz uma apresentação, trazendo muita música e percussão.

O espaço recebeu, ainda, diversos shows de sanfona e viola caipira dos alunos do espaço, além da apresentação dos figuereiros da região, entre outras atividades.

Além disso, os visitantes viram duas exposições: O barro e seus encantos, que segue até o final do mês de outubro, com figuras de barro dos figureiros de São José dos Campos e a exposição permanente, Lugares de Memória, que reúne fotos da figureira Eugênia da Silva, mostra que integra o Projeto Memórias, que tem como objetivo produzir um acervo composto de documentos, fotos, depoimentos e figuras que dizem respeito a historia de vida patrona do Espaço Cultural.

Todas as atividades e exposições tiveram entrada franca e não houve necessidade de retirar ingressos com antecedência, bastou chegar e participar.

Programação:

13h – Abertura

• Grupo Folclórico Filhos de Nzambi – 1ª Congada de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário

• Apresentação de Sanfona com Kardec e alunos

• Leitura do texto com performance da atriz Rosa Grossi - Texto escrito e lido por Donizetti, filho da figureira Dona Lili, narrando sobre o sonho de se fazer figuras com a sua mãe.

• Apresentação dos alunos de Viola Caipira

• Apresentação do Grupo Bola de Meia (músicas regionais – violão e flauta)

• Apresentação dos Figureiros de São José e outros presentes

• Apresentação da figureira Dona Lili - Uma das figureiras mais antigas da cidade

Fonte: FCCR