Notícias

Lorena promove a 1ª edição do Conexão Urbanas

Evento tem como público alvo os jovens

No domingo (2) aconteceu em Lorena a 1ª edição do "Conexões Urbanas". O evento iniciou às 14h, na Sijuc (Secretaria Municipal da Infância, Juventude e Cidadania), localizada na Avenida São José, 111– Centro.

O evento de culturas urbanas buscou a interação de jovens ao movimento hip-hop, onde foram apresentados o próprio hip hop, bandas, esportes radicais e também capoeira, basquete e percussão. O evento era aberto ao público, porém mais direcionado aos jovens, que interagiram e aprenderam novas modalidades dentro do segmento.

Hip hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960, nos Estados Unidos, como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reinvidicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.

O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: o canto do rap (sigla para rythm-and-poetry), a instrumentação dos DJ’s, a dança do "break dance" e a pintura do grafite. O termo música hip hop refere-se aos elementos rap e DJ, sendo hip hop também usado como sinônimo de rap.

Como movimento cultural, o hip hop tem servido como ferramenta de integração social e mesmo de ressocialização de jovens.

Mais informações pelos telefones (12) 3153 2400 ou 3157 4422.

Informações da Prefeitura de Lorena