Notícias

Livro revela a trajetória do escritor José Bento Monteiro Lobato no Vale do Paraíba

Obra reúne fotos inéditas do período em que o escritor viveu no povoado de Buquira, hoje cidade de Monteiro Lobato-SP

"Monteiro Lobato - Cidade & Escritor". Esse é o título do livro do jornalista André Barreto, que será lançado no próximo dia 31 de agosto, durante o III Festival de Literatura Infantil de Monteiro Lobato-SP. A obra destaca a história do município que nasceu como Buquira e que hoje carrega o nome de um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos: José Bento Monteiro Lobato.

"Monteiro Lobato - Cidade & Escritor" revela os períodos marcantes que transformaram o povoado de Buquira em cidade de Monteiro Lobato. Desde a fundação da vila em 1880 até os dias atuais. Entretanto, a cronologia literária é enriquecida com a trajetória do escritor José Bento Monteiro Lobato pelo município, período que corresponde parte de sua infância e os anos de 1911 até 1917.

Lobato viveu em Buquira no casarão herdado de seu avô, Visconde de Tremembé, juntamente com sua esposa Purezinha e os filhos Martha, Edgar, Guilherme e Ruth. O livro descreve a fase de transição do fazendeiro para escritor, quando cria Jeca Tatu, Urupês e fragmentos do Sítio do Picapau Amarelo. Por meio de fotografias inéditas é possível acompanhar a vida em família e fatos até então desconhecidos pelo público, como a presença da escrava Anastácia na criação de seus filhos e as eleições de 1916, quando Lobato concorreu ao cargo de vereador em Buquira. É a primeira vez que essas imagens são divulgadas.

O livro também percorre a história política e administrativa da cidade. No ano de 1948, Buquira é emancipada e passa a se chamar Monteiro Lobato. O autor descreve importantes fatos na busca pelo desenvolvimento do município, documentos reunidos em dois anos de pesquisa.

A cerimônia de lançamento do livro "Monteiro Lobato - Cidade & Escritor", ocorre no dia 31 de agosto, às 20h, na Câmara Municipal de Monteiro Lobato. Os livros poderão ser adquiridos no III Festival de Literatura Infantil, nos dias 01 e 02 de setembro. Informações: (12) 9129-0055.

O autor, André Barreto, 24 anos, nasceu em Monteiro Lobato, interior de São Paulo. É jornalista formado pela Universidade do Vale do Paraíba.

Informações e imagens do livro: (12) 9129-0055