Notícias

Museu de Arte Sacra recebe exposição religiosidade e festas populares

As obras do artista plástico Toninho Mendes

O Museu de Arte Sacra de São José dos Campos, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), recebe até o dia 30 de setembro, a exposição "Religiosidade e Festas Populares sob o olhar de Toninho Mendes".

A mostra traz 12 obras do artista plástico Toninho Mendes, sendo dois painéis e dez quadros, que representam com cores vibrantes e pinceladas densas, o misticismo que envolve as festas do Vale do Paraíba, caracterizadas pelo seu caráter religioso e profano.

O artista pretende mostrar com suas obras, que o folclore, a religião e o povo estão sempre entrelaçados e o espaço sagrado está sempre relacionado com um espaço social.

A exposição tem entrada franca e a visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 17h ou aos sábados, das 9h às 12h, com entrada franca.

História

As festas tradicionais da região do Vale do Paraíba tiveram origem com o desenvolvimento da religiosidade popular católica. A familiaridade do povo brasileiro com a religião-espetáculo não é um fato recente, remontando seu sucesso ao primeiro século da colonização brasileira sob forma de grandes procissões e manifestações de fé.

Sobre o artista

Nascido em 1948, na cidade de Taubaté, Toninho Mendes se interessou pela arte desde cedo. Aos 14 anos já desenhava e esculpia em barro, aos 16 trabalhava em pintura de prédios, de 1964 a 1968, confeccionava estandartes para o Bloco Serelepe, que fazia parte do carnaval da cidade de Redenção da Serra. A pintura de Toninho Mendes é dos mais bem sucedidos exemplos da arte produzida em Taubaté e conhecida no exterior. O artista possui obras no Japão, Estados Unidos e Canadá e França.

Mais informações pelo telefone (12) 3924-7328 / 3924-7337

Informações da FCCR