Notícias

Festivale 2012 está com inscrições abertas.

Festival atrai grupo de teatro de diversos lugares

Até o dia 25 de julho, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) receberá inscrições para o 27º Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba), um dos maiores festivais das artes cênicas no Brasil.

Poderão se inscrever grupos de teatro, amadores ou profissionais, com espetáculos destinados a apresentações convencionais ou em espaços alternativos, como: praças, parques, ruas ou shoppings, com temática adulta, infantil, bonecos e animação.

Mais uma vez, a FCCR pretende, com a realização do Festivale, valorizar a cultura, as artes cênicas e especificamente o teatro, colaborando na integração entre os grupos teatrais.

O 27º Festivale será realizado no período de 06 a 16 de setembro de 2012, em diversos espaços de São José dos Campos.

Inscrição - Para se inscrever é necessário acessar o site da FCCR (www.fccr.org.br), ler atentamente o edital, preencher o formulário de cadastro, imprimir, preparar o envelope com os itens solicitados pela comissão organizadora do festival e entregar, pessoalmente, a inscrição para o Setor de Protocolo da FCCR, que fica na Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade – Santana, CEP 12211-115 – São José dos Campos – SP. As inscrições enviadas por correio somente serão aceitas quando postadas regularmente dentro do prazo da inscrição, ou seja, até o dia 25 de julho.

Na parte externa do envelope de inscrição deverá conter a seguinte descrição: Concurso nº14/Edital nº20/2012 – 27º Festivale, seguido dos nomes do espetáculo e do grupo.

Dentro do envelope deverão ser colocados: uma via da ficha de inscrição preenchida corretamente e sem rasuras, montada com duas perfurações (modelo arquivo) ou devidamente encadernada; uma cópia legível do texto a ser encenado; material ilustrativo (cartazes, programas, críticas, matérias de imprensa, histórico do grupo e demais informações que julgar necessário); um DVD com gravação em plano frontal, sem edição e com imagem nítida, contendo a apresentação integral e sem cortes do espetáculo inscrito; mapa de luz do espetáculo e pelo menos três fotos (do grupo ou espetáculo) para divulgação, com boa resolução, em arquivo com extensão JPG – 300 dpi. A FCCR informa que Inscrições fora deste padrão não serão aceitas pela Comissão do Festivale e o grupo será automaticamente desclassificado.

Seleção - A seleção dos espetáculos inscritos para o 27º Festivale será feita por uma Comissão Especial, formada pela FCCR e composta por três profissionais atuantes no setor teatral brasileiro. Para selecionar os espetáculos, a comissão levará em conta a qualidade técnica, artística e a criatividade dos espetáculos inscritos. Serão selecionados até 21 espetáculos de grupos que tenham feito suas inscrições atendendo a todos os requisitos do edital.

O resultado da seleção será divulgado no dia 02 de agosto de 2012, no site da FCCR e os grupos selecionados deverão enviar, exclusivamente para o e-mail secretaria.festivale@fccr.org.br, uma declaração de confirmação de participação no festival, só assim o grupo terá a participação garantida no Festivale.

Ajuda de custo - Os grupos selecionados que confirmarem a participação até a data prevista, receberão ajuda de custo, de acordo com a distância percorrida entre a cidade de origem do grupo e São José dos Campos. (Confira tabela no edital)
Grupos selecionados de São José dos Campos receberão ajuda de custo de R$ 2 mil.

Informações da FCCR