Notícias

Reinado dos Congos: 1º Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo

Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida chegou no evento.

No dia 11, quarta-feira, no Revelando São Paulo – Vale do Paraíba, que acontece em São José dos Campos, "Os Reinados de Gongo" se tornaram o primeiro Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo, pela Secretaria Estadual da Cultura e pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo).

"Patrimônio Imaterial é aquele que é transmitido de geração em geração (de pai para filho, neto e assim por diante) e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana" explicou o folclorista Toninho Macedo.

Outro momento marcante do evento foi a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, além do Encontro de Seresteiros, Encontro de São Gonçalo e Encontro de Orquestras de Violas.

Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo

Esses patrimônios são as formas de expressão e os modos de criar, fazer e viver do povo, são os conhecimentos e técnicas fundados na tradição, transmitida entre gerações ou grupos, manifestados individual ou coletivamente e que estão ligadas à identidade e enraizados no cotidiano de comunidades. São os rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social. São manifestações orais, literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas, e os locais onde se concentram e se reproduzem práticas culturais coletivas.

Informações da FCCR