Notícias

Secretaria da Educação Promove Peças Teatrais para Alunos da Rede

A apresentação conta com o recurso da audiodescrição para deficientes visuais.

Dando continuidade ao ciclo de peças teatrais, a Secretaria da Educação e Cultura de Guaratinguetá em parceria com a BASF e Secretaria de Estado da Cultura, apresentará no Espaço Educacional VivArte, nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de junho, a peça "Ao Vencedor as Batatas", do grupo paulistano Cia. Da Galhofa.

Desta vez, assistirão ao espetáculo os alunos do 8º e do 9º ano, das escolas da Rede Municipal. A secretária Gilda Cortez Pereira explica que a apresentação conta com o recurso da audiodescrição, que permitirá aos deficientes visuais obter detalhes do figurino, dos personagens, cenário, sequência das ações, expressões faciais e linguagem corporal dos atores.

A proposta da peça é de convidar o público para uma viagem teatral pelo estilo irônico, discreto, surpreendente e bem humorado de Machado de Assis, já que a peça "Ao Vencedor, as Batatas!" consiste em uma adaptação da clássica obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado.

Outra peculiaridade é que todos os atores interpretam Brás Cubas e todos os demais personagens, o que aproxima o texto original do público pré-adolescente e adolescente. "A apresentação da peça será seguida por um breve bate-papo com um especialista convidado para falar sobre Machado de Assis e complementada por uma visita tátil ao cenário, pelas pessoas com deficiência visual", destaca a Secretária.

O supervisor de eventos educacionais, Marcio Arrezzi, acrescenta que cerca de 4500 alunos serão transportados das escolas municipais para assistirem a 13 apresentações teatrais.