Notícias

Guaratinguetá realiza campanha de doação de sangue entre os dias 2 e 16 de dezembro

A doação poderá ser feita das 8h às 12h, na Casa do Médico (Av Dr João Batista Rangel de Camargo), número 310, região central da cidade.

A Prefeitura de Guaratinguetá e o Hemonúcleo de Taubaté realizarão no mês de dezembro, coleta de sangue nos dias 2 e 16, terça-feira. A doação poderá ser feita das 8h às 12h, na Casa do Médico (Av Dr João Batista Rangel de Camargo), número 310, região central da cidade.

Quem pode doar - Pessoas com idade entre 16 e 65 anos, que pesam no mínimo 50 quilos. É preciso dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação, não fumar duas horas antes e duas horas depois, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes, não comer alimentos gordurosos até três horas antes, não fazer jejum antes da doação e levar um documento de identidade com foto.

Restrição - De acordo com o Ministério da Saúde, não podem doar sangue as pessoas portadoras de doenças transmissíveis pelo sangue, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, usuários de drogas, pessoas gripadas, quem esteja fazendo uso de medicamentos e pessoas que há menos de um ano tenham feito endoscopia, tatuagem ou piercing.

Exames - Quem doa sangue passa por uma avaliação clínica, tem sua pressão verificada, faz os exames de Aids, Doença de Chagas, Hepatite B e C, Sífilis, TPG e HTLV e ainda recebe uma carteirinha de doador e um atestado. O intervalo entre uma doação e outra deve ser de 60 dias para mulheres e 90 dias para homens.

O sangue coletado é levado para análise em Taubaté e depois fica no Banco de Sangue à disposição dos hospitais do SUS na região. Cada pessoa doa uma bolsa de 450 ml de sangue, que pode beneficiar até quatro pacientes internados.

""