Notícias

São José dos Campos terá curso de medicina

Na disputa pelo direito de oferecer o curso estão a Univap, Anhanguera e Faculdade de Ciências Médicas

O MEC publicou a lista com as 39 cidades brasileiras que estão aptas a oferecer o curso de medicina em instituições de ensino privadas. São José dos Campos e outras 14 cidades de São Paulo fazem parte do grupo. Para habilitá-las o Ministério da Saúde levou em conta questões como o número de leitos oferecidos na cidade, a exigência é que os hospitais do município tenham 3 leitos para cada vaga oferecida no curso de medicina.

Após a aprovação de São José dos Campos, ainda resta saber em qual instituição o curso será oferecido. Na cidade a Univap, Anhanguera e a Faculdade de Ciências Médicas tem interesse. No próximo dia 10 uma audiência pública será realizada em Brasília para divulgar as faculdades e universidades as exigências e critérios para a seleção, o Ministério antecipou que a estrutura existente para o curso e o corpo docente serão alguns dos pontos julgados.

No Vale do Paraíba, Pindamonhangaba também estava na disputa, mas não selecionada nesta primeira etapa por não oferecer o número de leitos exigidos pelo MEC. Mesmo assim, tem a chance de regularizar as pendências para receber o direito de abrir o curso. Na cidade a alternativa encontrada foi somar forças com cidades vizinhas e somar os leitos da região, o que é permitido pelo edital.

Os resultados do processo serão divulgados no início de 2015.