Notícias

São José dos Campos realizará Festival de Cultura Inglesa

Evento terá programação extensa de muita música e cinema.

Amanhã (31), terá início em São José dos Campos o evento Cultura Inglesa Festival. O evento que reúne música e cinema acontecerá até o dia 2 de junho.

Programação

DJ Barry Fratelli
Data: 1º de junho
Horário: a partir das 23h
Preço: R$ 30,00 (Homem) e R$ 15,00 (Mulher)
Local: Anexo
Rua Luiz Jacinto, 260
Capacidade: 500 pessoas
Classificação etária: 18 anos. Será obrigatória a apresentação de documento de identidade original.

The Horrors, Garotas Suecas e Broth3rhood
Data: 2 de junho
Horário: a partir das 19 horas
Preço: gratuito
Local: SESC – São José dos Campos - Rua Adhemar de Barros, 999
Capacidade: 1.200 pessoas
Classificação etária: Livre, mas menores de 14 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Os adolescentes com idade acima de 14 anos poderão entrar no parque desacompanhados. Em função disso, será obrigatória a apresentação de documento de identidade original.

CINEMA

Mostra de Cinema – O Cultura Inglesa Festival também preparou atrações especiais para os cinéfilos. Uma série de longas e curtas será exibida nos dias 31 de maio e 1º de junho, no SESC – São José dos Campos.

Neste período, o Festival apresentará a Mostra Panorama do Cinema Britânico Contemporâneo. Entre eles, a ficção científica Ataque ao Prédio; a mistura de comédia com drama de "Toast", do mesmo roteirista de Billy Elliot; "George Harrison: Living in the Material World", um documentário dirigido por Martin Scorsese sobre a vida do Beatle; o premiado "Weekend" e o documentário mesclado com ficção : O Caramanchão.

Ataque ao Prédio, é uma coprodução entre Reino Unido e França, dirigido pelo ator, humorista e escritor Joe Comish. O longa conta a história de uma hilária e inusitada invasão alienígena em um conjunto habitacional do subúrbio de Londres. Mesmo realizado com baixo orçamento, o filme foi um sucesso por onde passou – no fim de semana de estreia chegou a ocupar o terceiro lugar no ranking das maiores bilheterias londrino, além de acumular prêmios como o especial de júri no Festival de Sitges, e do público, no Festival de Los Angeles. O filme será exibido em duas sessões, nos dias 31/05, às 15 horas, e 01/06, às 17 horas.

Toast, conta o drama de Nigel. Enquanto cresce em uma casa na qual a comida enlatada é considerada mais gostosa, ele suplica por comida de verdade. Amante de livros de receitas, Nigel observa de longe as delícias expostas nas lojas da cidade. As aulas de economia doméstica de sua nova escola servem de amparo para aliviar o sofrimento causado pela morte de sua mãe e o leva a trabalhar na cozinha do pub local, abrindo seus olhos para um mundo de oportunidades e fazendo com que descubra sua verdadeira vocação. O filme será exibido dia 31/05, às 17 horas.

George Harrison: Living in the Material World, é um documentário construído por imagens de arquivo e depoimentos de Eric Clapton, Terry Gilliam, Paul McCartney, Ringo Starr, Eric Idle e Yoko Ono, entre outros. O filme traça a trajetória de Harrison desde o início de sua carreira, em Liverpool, até os últimos anos da sua vida. O filme será exibido em 31/05, às 19 horas.

Em Weekend, o que poderia ser apenas mais um sexo casual se transforma em um final de semana especial e inesquecível, compartilhado entre os protagonistas do filme, que vêem suas vidas mudarem para sempre após o final de semana. Filme premiado em mais de dez festivais. O filme será exibido em 01/06, às 19 horas.

E O Caramanchão, é um documentário que, por vezes, se mescla com cenas ficcionais. O filme, que conta episódios da vida da escritora inglesa Andrea Dunbar (1961-1990), é construído a partir de depoimentos gravados com personagens reais e depois dublados por atores. A mediação dos atores cria um distanciamento perturbador, dada a carga dramática dos episódios descritos. O filme será exibido em 01/06, às 15 horas.

Curtas – Três curtas brasileiros inspirados em obras do Reino Unido também farão parte da programação do Festival e serão exibidos antes dos longas. Os Barcos, Pequenos e Um Pouco Mais de Tempo ficarão em cartaz no mesmo período, entre 31 de maio e 1º de junho.

O primeiro, inspirado no clássico romance As Ondas, de Virginia Woolf, busca uma relação um tanto sensorial com o espectador, aproximando-o do turbilhão de sensações intensas manifestadas durante as brincadeiras e uma série de outras ações simples que acontecem no encontro de amigos pré-adolescentes durante uma tarde em um sítio. O curta será exibido em sessões nos dias 31/05, às 15 horas, e 01/06, às 17 horas.

Livremente inspirado no romance irlandês Paddy Clarke Há Há Há, de Roddy Doyle, o curta Pequenos, por sua vez, retrata o cotidiano de férias de Lucas, um garoto de 11 anos, que passa os dias se divertindo com os colegas, enquanto se aproxima cada vez mais de Ana, com quem experimenta algo novo e inesperado em sua vida: o primeiro amor. A força da obra está justamente nos personagens, nas suas interações, sentimentos e emoções. O curta será exibido em sessões nos dias 31/05, às 17 horas, e 01/06, às 15 horas.

A música I Wanna Hold Your Hand, dos Beatles serviu como fonte de inspiração para a concepção de Um Pouco Mais de Tempo, uma história que traz problemas reais de personagens comuns. O curta fala sobre as escolhas e bifurcações que aparecem na vida e nos caminhos que escolhemos trilhar ao longo dela. O filme, feito de uma forma que se revela aos poucos para surpreender no final, conta a história de Bia e Teo, dois jovens na casa dos 20 anos, ávidos por experimentar as 1001 coisas que se deve fazer antes de morrer. O curta será exibido em sessões nos dias 31/05 e 01/06, às 19 horas.

Mostra Panorama do Cinema Britânico Contemporâneo
Data: 31 de maio e 1º de junho
Local: SESC – São José dos Campos
Rua Adhemar de Barros, 999
Sessões: Ás 15h, 17h e 19h.
Preço: gratuito
Capacidade: 126 pessoas

Observação: Há retirada de ingressos com uma hora de antecedência no local

Universo Esportivo Britânico – O morador de São José dos Campos terá a oportunidade de conhecer mais sobre modalidades tipicamente inglesas, como críquete e rúgbi. A mostra Universo Esportivo Britânico em cartaz na cidade trará um recorte da exposição que será apresentada nos espaços culturais do Projeto Encontros nas estações do Metrô Paraíso, Corinthians-Itaquera, Luz e São Bento,em São Paulo.

Além de mostrar a relação do esporte com os traços da cultura inglesa, a exposição também retratará templos do esporte, grandes vitórias, rivalidades, histórias de superação, tradição e ídolos britânicos de modalidades como futebol, Fórmula-1, tênis, rúgbi e críquete. A Universo Esportivo Britânico acontecerá entre 25 de maio e 30 de junho no Espaço Cultura Inglesa – São José dos Campos, localizado no Jardim Esplanada.

Exposição Universo Esportivo Britânico
Data: entre 25 de maio e 30 de junho
Local: Espaço Cultura Inglesa-São José dos Campos
Avenida Barão Rio Branco, 736
Horário de visitação de exposição: de segunda a quinta das 9h às 20h; sextas das 9h às 17h; sábados das 8h30 às 11h30

Fonte: rmvale.com.br