Notícias

Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá caminhada em São José

Toda a programação é gratuita e aberta à população. Não é necessário realizar inscrição basta se dirigir ao local e participar.

A Prefeitura de São José dos Campos promove neste sábado (5), a partir das 9h, a Caminhada Azul no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha 131), no Jardim América. O evento, coordenado pela Secretaria de Promoção da Cidadania, faz parte das atividades que marcam o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.

Os participantes da caminhada receberão uma fita azul (cor símbolo do autismo, porque o transtorno é mais comum nos meninos) para usar no pulso e material informativo sobre o autismo. No percurso, os participantes terão ainda a oportunidade de interagir com autistas. Além de lembrar a data, o evento tem como objetivo ampliar a participação do autista na sociedade.

Após a caminhada será realizado o encontro sob o tema "O Respeito é Azul", com a participação de especialistas no assunto que apresentarão a realidade de vida dos autistas, focando nas características do seu universo.

Às 10h será exibido o filme Temple Grandin, uma cinebiografia da jovem autista Temple Grandin, interpretada pela atriz Claire Danes, que tinha sua maneira particular de ver o mundo, se distanciou dos humanos, mas chegou a conseguir, entre outras conquistas, defender seu doutorado. Com uma percepção de vida totalmente diferenciada, dedicou-se aos animais e revolucionou os métodos de manejo do gado com técnicas que surpreenderam experientes criadores e ajudaram a indústria da pecuária americana.

Após o filme será realizada uma roda de conversa sobre o tema. Ainda durante a programação haverá Rua do Lazer, com atividades recreativas para crianças.



Autismo

O autismo é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento do indivíduo. Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID).